As Sete Vibrações originais que irradiam e observam os orixás de cada linha:

Este post é comentado aqui e expandido aqui)

Segundo W. W. da Matta e Silva, esta é a identificação nominal das sete vibraçõesoriginais que IRRADIAM e ORDENAM os SETE ORIXÁS de CADA LINHA:

1 – VIBRAÇÃO DE OXALÁ (OU ORIXALÁ)

2 – VIBRAÇÃO DE YEMANJÁ

3 – VIBRAÇÃO DE XANGÔ

4 – VIBRAÇÃO DE OGUM

5 – VIBRAÇÃO DE OXOSSI

6 – VIBRAÇÃO DE YORI

7 – VIBRAÇÃO DE YORIMÁ

Já para Ruben Saraceni, as sete linhas de trabalho são constituídas de maneira um pouco diferente:

1 – VIBRAÇÃO DE OXALÁ (OU ORIXALÁ)

2 – VIBRAÇÃO DE YEMANJÁ

3 – VIBRAÇÃO DE XANGÔ

4 – VIBRAÇÃO DE OGUM

5 – VIBRAÇÃO DE OXOSSI

6 – VIBRAÇÃO DE OXUM

7 – VIBRAÇÃO DE OBALUAIÊ

Acreditamos que tal divergência possa ser atribuída ao fato de que, em alguns cultos, Yori é considerado um par inseparável de Oxum, e por Yorimá ser considerado equivalente a Obaluaiê. No entanto, ainda carecemos de uma fonte fidedigna que comprove este intercâmbio de orixás em duas das sete linhas. Ficaríamos agradecidos caso alguém tenha esta informação e possa compartihá-la conosco.

Fonte: Umbanda de Todos Nós, W. W. Matta e Silva (Ed. Ícone, 2011)

This entry was posted in Grandes Estudiosos, Orixás, Rubens Saraceni, Sete Linhas, Umbanda, Uncategorized, W. W. Matta e Silva and tagged , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a comment