Este post é comentado aqui e expandido aqui)
Segundo W. W. da Matta e Silva, esta é a identificação nominal das sete vibraçõesoriginais que IRRADIAM e ORDENAM os SETE ORIXÁS de CADA LINHA:
1 – VIBRAÇÃO DE OXALÁ (OU ORIXALÁ)
2 – VIBRAÇÃO DE YEMANJÁ
3 – VIBRAÇÃO DE XANGÔ
4 – VIBRAÇÃO DE OGUM
5 – VIBRAÇÃO DE OXOSSI
6 – VIBRAÇÃO DE YORI
7 – VIBRAÇÃO DE YORIMÁ
Já para Ruben Saraceni, as sete linhas de trabalho são constituídas de maneira um pouco diferente:
1 – VIBRAÇÃO DE OXALÁ (OU ORIXALÁ)
2 – VIBRAÇÃO DE YEMANJÁ
3 – VIBRAÇÃO DE XANGÔ
4 – VIBRAÇÃO DE OGUM
5 – VIBRAÇÃO DE OXOSSI
6 – VIBRAÇÃO DE OXUM
7 – VIBRAÇÃO DE OBALUAIÊ
Acreditamos que tal divergência possa ser atribuída ao fato de que, em alguns cultos, Yori é considerado um par inseparável de Oxum, e por Yorimá ser considerado equivalente a Obaluaiê. No entanto, ainda carecemos de uma fonte fidedigna que comprove este intercâmbio de orixás em duas das sete linhas. Ficaríamos agradecidos caso alguém tenha esta informação e possa compartihá-la conosco.
Fonte: Umbanda de Todos Nós, W. W. Matta e Silva (Ed. Ícone, 2011)